sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Madrugada minha

Madrugada, minha amiga
acuda-me mais uma vez!
Sairei na rua desnudo
e preciso que me escondas um segredo.

Madrugada, madrugada
seja tu a confidente
e guarda contigo
as verdades reveladas.

Madrugada, minha amiga
não permita que os meus mistérios
se revelem pelos becos.
Mesmo no breu tem gente,
e essa gente é gente perigosa.
Não me exponha aos noturnos e balbúrdios.

Madruga, madruga
és tu minha única salvação!
Protege, esconde e guarda
tudo o que a ti entoei.
Meus versos são teus madrugada,
não revela o meu segredo
aos primeiros raios de sol.

Judy, Liza & Babs


Não conheço muitas pessoas com um gosto tão eclético como o meu. Adoro a minha diversidade! Mas não foi sempre assim ... Durante muito tempo tive receio de gostar de alguns artistas. Sabe, todo mundo sempre acha que eu sendo um garoto-que-não-gosta-de-futebol-e-toca-piano-gosta-de-teatro-e-musicais sou, consequentemente, gay. Pelo menos nunca tomei isso como ofensa, pois isso não é uma coisa ruim. O chato era quando eu me interessava por alguma menina e lá ia eu mostrar que gosto é de mulher, rs. Portanto, para diminuir esses falatórios, me privei de conhecer artistas como Judy Garland, Liza Minneli e Barbra Streisand. Todas eternas divas do cinema e da música estadunidense. Retardei o máximo que pude, mas ...

A primeira que apareceu foi Judy Garland. Linda, olhar inocente, voz arrebatadora. Sua interpretação eleva as músicas. Não há como não se apaixonar por esta mulher, que cresceu aos olhos do público e se tornou eterna graças ao cinema. Seus filmes são garantia de diversão e emoção, sem sombra de dúvida. Abaixo seguem três momentos que selecionei da carreira dela: um singelo, um cômico e um maduro, mostrando várias facetas do seu talento de atriz e cantora (resumindo a grandiosidade de uma performer).

Over the Rainbow - O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939)


A Couple of Swells - Desfile de Páscoa (Easter Parade, 1948)



The Man That Got Away - Nasce Uma Estrela (A Star is Born, 1954)


Depois veio Barbra Streisand. Babs, para os íntimos, rs. Lembro-me bem de quando eu passava nas Lojas Americanas e evitava comprar o dvd do filme Alô, Dolly! (Hello, Dolly!, 1969). Quando enfim comprei me arrependi de não tê-lo feito antes! Como ela é engraçada! E que voz! Magnífica essa mulher. Ainda hoje faz shows, mas nem faz mais tantos filmes. Sua última aparição foi em Entranto Numa Fria Maior Ainda (Meet the Fockers, 2004). Ela transforma as canções em obras-primas. E ainda é uma compositora de mão cheia. Isso deixando de fora sua ousadia em, de estrela ganhadora do Oscar de melhor atriz Funny Girl e , mais tarde, de melhor canção original pela melodia de Evergreen (do filme Nasce uma Estrela de 1076), se tornar produtora e diretora premiada. De Babs poderia deixar inúmeros vídeos, mas me contentarei com poucos, rs.

People - A Garota Genial (Funny Girl, 1968)


Don't Rain on My Parade - A Garota Genial (Funny Girl, 1968)


Papa, Can You Hear Me? - Yentl (Yentl, 1983)


Evergreen - Nasce uma Estrela (A Star is Born, 1976)


Bom, Judy e Barbra são divas muito queridas do público gay. Eu diria que Barbra é até mais do que a Judy. Mas, de todas elas, é mais do que verdade que a grande rainha é Liza Minnelli. Também, né!, sendo filha da Judy ... Por isso eu relutei muito para assistir alguma coisa com ela. Era óbvio que o filme em questão seria Cabaret, de 1972. Esta película, dirigida por Bob Fosse, ganhou alguns Oscars, incluindo melhor diretor, atriz e ator coadjuvante. Logo, era de extrema importância assistir Cabaret - era, mais do que tudo, uma necessidade para a minha condição de cinéfilo e amante dos musicais. Quando enfim assisti, fui arrebatado. As perfomances de Liza neste filme são simplesmente fantásticas! A música de Kander & Ebb parece que foi feita especialmente para sair com a sua voz. A interpretação sensual e marota de Liza nos seduz, nos enlaça, nos prende e agora não há mais fuga.

Mein Herr - Cabaret (Cabaret, 1972)



Money, Money - Cabaret (Cabaret, 1972)


Cabaret - Cabaret (Cabaret, 1972)


New York, New York - New York, New York (New York, New York, 1977)


Então... em homenagem aos heterossexuais que são apaixonados por Judy Garland, Barbra Streisand, Liza Minneli, Billie Holliday, Ella Fitzgerald, Aretha Franklis, Elis Regina, Maria Bethânia, Nana Caymmi, e todas essas mulheres maravilhosas que cantam e encatam, fica um grande abraço!

E lembre-se: Life is a Cabaret, old chum! Life is a Cabaret!

P.S.: Deixo pra finalizar um vídeo da Barbra de da Judy cantando juntas no programa que a Judy tinha na TV estadunidense e mais um de mãe e filha se apresentando lado a lado!

Get Happy
/ Happy Days Are Here Again


Hello, Dolly!