segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Tudo Pode Dar Certo


Acabei de assistir ao novo filme de Woody Allen! Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works, no original, EUA-2009) pode ser considerado um retorno. Um retorno a Nova York, um retorno às neuras e hipocondrices, um retorno ao humor rápido e ácido que só Woody sabe fazer e mesclar toda essa sua insanidade deliciosa com pensamentos profundos e citações filosóficas. Logo de cara, Boris Yellnikoff (Larry David, maravilhoso na persona Woodynesca) já esbanja seu jeito de ser e de pensar e revela a característica narrativa do filme: um bate-papo direto entre o personagem central e o público do cinema. Seria este mais um retorno? Uma auto-citação por A Rosa Púrpura do Cairo?

No desenrolar da história, vemos Boris conhecer Melody (Evan Rachel Wood): uma sulista que chega a Nova York em busca de uma nova vida. Os dois iniciam uma relação que o próprio Boris jamais poderia prever. A chegada inesperada de Marietta (Patricia Clarkson, adoravelmente perfeita no papel), mãe de Melody, faz a vida de todos irem mudando aos poucos (inclusive a dela mesma).

Um filme que nos leva pelas voltas que a vida dá, seja pela sorte ou acaso, seja pelas decisões tomadas e suas consequências, este novo trabalho de Woody Allen é um brinde à mudança, mesmo que você nunca deixe de ser o mesmo. Um espelho (talvez) do próprio Woody: que muda sempre (o camaleão de Zelig) a cada filme (vide seus últimos trabalhos) mas não deixa de ser o neurótico mais genial que o cinema encontrou.


Só pra citar a trilha sonora (como sempre maravilhosa), o filme abre com Grouxo Marx (presença constante no filmes de Woody Allen) e tem ainda uma música que também está presente na trilha de A Era do Rádio (Radio Days).