terça-feira, 2 de junho de 2009
Zelig
Zelig (EUA - 1983)
Direção: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Mia Farrow
Duke Ellington - Stardust
Neste filme, um pseudo-documentário, Woody Allen nos mostra a bittersweet história de Leonard Zelig - O Camaleão.
Um homem aparentemente simples chama a atenção quando passa a se transformar naqueles que estão à sua volta. Como diz a personagem de sua pisiquiatra, Mia Farrow como a dra. Eudora Fletcher, Zelig possui um distúrbio típico daqueles que se anulam para agradar o outro. Ele sofre da necessidade de ser sempre bem-quisto. Sendo assim, Leonard Zelig se transforma, se mutaliza na aparência e nas ideias daquele (ou daqueles) que está (estão) a seu lado.
Apesar de ser claramente uma obra ficcional, Woody quis filmá-lo em forma de documentário retratando a época (anos 20) vivida pelo personagem título.
Mesmo sendo um filme com bastante humor, acredito que devamos analisá-lo com maior profundidade e nos perguntar: até que ponto somos nós mesmos? Respeitamos sempre a nossa personalidade? Ou será que, de vez em quando, nos tornamos o outro por facilidade, por interesse, por preguiça ou até mesmo - para fazer como Zelig - ser aceito pelo outro?
Fica aqui a indagação e a sugestão de um ótimo filme!
_____________________________________________
A música ("Stardust") que coloquei acima não é da trilha sonora deste filme. Mas, como não achei nenhuma que fosse, pus essa que é muito boa e já fez parte da trilha de dois outros filmes do querido Woody.
Marcadores:
cinema,
elocubrações,
indicações,
Woody Allen
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Adoro o Woody! O meu favorito é A rosa púrpura do Cairo! Nunca encontrei o link digno para baixar esse!
E vamos combinar o suicídio sim!
Postar um comentário